Se preparar para a chegada de um bebê é um momento especial para cada família, onde tudo precisa de uma atenção a mais, seja nos costumes, nas roupinhas, entre outros fatores. Mas até os atuais membros da família precisam de uma atenção e, nesse caso, estamos falando dos cachorros. Eles precisam saber o que está acontecendo ao seu redor, para que a surpresa do novo irmãozinho não seja um problema para a sua rotina diária.
Mesmo que a relação entre cães e bebês seja ótima na maioria das vezes – em sua maioria, pets têm um comportamento protetor com crianças, já que sentem que os humanos fazem parte da sua família, além de serem capazes de sentir mudanças hormonais, como em situações de medo e ansiedade -, no entanto, realizar uma familiarização aos poucos pode ser o melhor para esse carinho ser único. Quer saber mais? Nós preparamos algumas dicas para você! Confira!
Apresente o cão ao bebê
O neném ainda está na barriga? Deixe o cão se aproximar, cheirar e se aninhar com a pessoa que está grávida. Isso é uma forma de ensinar que vem mudança pela frente! Quando o bebê nascer, uma forma de acostumar os cachorros com a sua presença é deixá-los cheirar roupinhas usadas, para que eles assemelham o odor da criança.
Quando o nenê já estiver em casa, a apresentação deve ser gradual. Em torno de alguns dias, você pode apresentar o pet ao recém-nascido, para que ele já esteja acostumado com os sons da criança. Após um ou duas semanas, já é possível fazer essa aproximação, onde você irá permitir que o membro de quatro patas da família possa cheirar o novo integrante.
Faça um adestramento preventivo
Mas se você nota que o pet é muito feroz ou inseguro, pode ser que sessões de adestramento sejam necessárias. Assim, o cão não vai passar pelo estresse do processo de chegada do bebê. E com o cão mais tranquilo em casa, é muito mais fácil cuidar de uma criança.
Enriqueça o ambiente para o pet
Cuidar de um recém-nascido exige muita atenção e dedicação dos pais. Assim, o pet pode acabar por não receber toda a atenção que ele está acostumado. Desta forma, enriquecer o ambiente com brinquedos e atividades interativas são ótimas maneiras de fazer o cãozinho se distrair e ser mais independente dos tutores.
Imponha limites ao pet
Ciúmes é um dos maiores medos de pessoas em relação a um cão e uma criança, ainda mais quando elas estão no estágio inicial da vida. E um tutor sabe quando o pet é ciumento e gosta de bastante atenção, logo, é necessário colocar alguns limites para o pet, como não deixá-lo ficar livre a um ambiente sozinho com o bebê, por exemplo.
Dica Pet Jr.!
Quer fofura em dose dupla? Então conheça a linha Laços de Irmãos: uma seleção de bandanas e babadores para deixar pets e babys cheios de estilo!
Gostou das dicas? Deixe um comentário aqui embaixo! Até o próximo texto!