A hora de passear é um dos momentos favoritos de todos os pets! Porém, para alguns tutores, os passeios podem ser um grande desafio. Muitos cães latem excessivamente ou puxam a coleira – fatores que costumam deixar alguns papais e mamães de pet impacientes.
A verdade é que os cães são extremamente ativos e, na hora do passeio, a excitação causada pelo momento aumenta ainda mais a disposição canina, sem contar na alegria de desbravar novas AUventuras!
Não podemos esquecer de falar da importância de passear com o seu cãozinho, não é mesmo? E para garantir que todos os passeios sejam incríveis, a Pet Jr preparou 5 dicas para ajudar você nessa hora. Boa leitura 🙂
#1 Use a coleira ideal
Mesmo que o seu cãozinho saiba andar sem coleira, utilizar esse acessório na hora do passeio é indispensável para que ele se mantenha seguro. Assim, você previne acidentes e mantém o seu aumigo protegido.
Além disso, é importante saber como ensinar o cachorro a andar de coleira. Mas antes de qualquer coisa, é preciso escolher o modelo ideal para o seu pet. Fique atento a alguns fatores como:
- Tamanho de acordo com o porte do cão;
- Qualidade da coleira;
- Conforto e segurança.
Se o seu pet é de porte grande ou costuma puxar muito a guia, a coleira estilo “colar” permite um melhor controle sobre ele. Em todos os casos, a Pet Jr conta com modelos de coleira ideais e testados em laboratório para garantir conforto e a total segurança do seu pet. Confira o modelo Joy e Queen.
Lembre-se: saber como ensinar o cachorro a passear envolve o equilíbrio entre paciência, conforto e concentração!
Ah, uma dica extra para o seu cãozinho arrasar nos passeios: a Pet Jr tem uma linha de t-shirts exclusivas para garantir muito conforto e estilo ao seu cãopanheiro!
#2 Crie uma rotina de passeios
O passeio precisa ser uma rotina, não um momento especial! Quanto mais você levar o seu pet para passear, mais ele se acostumará com essa ocasião. Assim, aos pouquinhos o seu cãopanheiro não vai ficar tão ansioso, o que resulta na redução de inúmeros desconfortos em ambientes externos.
Mas fique tranquilo! Passear com frequência não fará o seu pet gostar menos de passeios. Ele apenas ficará mais tranquilo por isso não ser uma novidade. A prática constante do passeio é um dos segredos para a tranquilidade do cão no percurso.
Se apaixone pela mochila para cachorro da Pet Jr! Nela, você pode levar petiscos, bolinha, saquinhos higiênicos e o que mais o seu aumigo precisar para um passeio divertido!
#3 Mantenha um posicionamento firme
Quem está no comando é você, não o pet! Ou seja, você deve direcioná-lo com firmeza e tomar algumas atitudes quando ele quiser sair correndo. Se ele puxar a guia, por exemplo, evite puxá-la de volta. O ideal é que você pare e continue o passeio somente quando ele estiver mais calmo.
Além disso, quando o cãozinho começar a acelerar o ritmo da caminhada, diminua. Ande mais devagar, reduza os passos e faça ele andar no mesmo ritmo que você. Desse modo, ele vai entender que não adianta correr, pois é você quem dita o ritmo do passeio.
#4 Ensine comandos
Treinar o seu pet com alguns comandos simples é uma forma de começar a entender como ensinar o cachorro a passear. Veja alguns exemplos de comandos:
- Aqui;
- Senta;
- Pare.
Para ensinar o seu pet a respeitar esses comandos, você deve repetir a palavra, de acordo com o que deseja que ele faça, e recompensar o seu aumigo sempre que ele fizer. Aqui, a chave é a repetição seguida da premiação.
Com o passar do tempo, o pet aprenderá os comandos e as premiações não serão tão necessárias.
#5 Seja paciente
Não é do dia para a noite que o seu doguinho vai se comportar nos passeios. Como ensinar o cachorro a andar na rua envolve muita paciência e constância. Por isso, dedique tempo a esse momento e ensine de forma paciente o seu aumigo a respeitar cada situação.
Se possível, dedique um tempo maior aos passeios. Quando muito curtos, o pet pode agir com mais ansiedade pois sabe que logo ele voltará para casa. Ah, sempre incentive e demonstre felicidade quando o pet se comportar ou acatar os seus comandos. Ele precisa de um “feedback” positivo – e merece, né?
E aí, o que você achou das dicas da Pet Jr? Bora passear com o seu aumigo e viver novas aventuras?