Quando pensamos na alimentação dos nossos filhos de quatro patas, queremos sempre o melhor para eles, não é mesmo? Além da alimentação industrializada (ração) ou a natural (caseira), muitos tutores costumam oferecer frutas como petisco para agradar ou recompensar os pets. Mas quais as frutas que os cães podem e não podem comer? É preciso ter cautela e conhecimento sobre as frutas que podemos ou não oferecer para eles.
A médica veterinária Carina de Cesaro Machry, explica quais as frutas que os cães podem e não podem comer. Banana, maçã, mamão, manga e melão estão entre as principais frutas que eles costumam gostar e podem comer. E as que não devemos dar, de jeito nenhum, são uva (inclusive uva-passa), tomate verde, açaí e as sementes da maçã e da pera. A polpa do abacate pode ser oferecida, mas as folhas e o caroço não. “Dentre as frutas permitidas não devemos dar a fruta toda, e é preciso saber a quantidade de calorias que seu pet necessita consumir”, alerta a especialista em Nutrição de Cães e Gatos e também estudante de Nutrologia.
PESO DO SEU PET X QUANTIDADE DE CALORIAS
De acordo com a veterinária, o peso e o grau de atividade física são os principais fatores que definirão as calorias e, portanto, a quantidade de fruta que ele pode comer. O indicado é que a quantidade de petisco ou frutas não ultrapassem 10% das suas necessidades calóricas diária.
Por exemplo, um cão de 10 quilos, com moderado grau de atividade física, deve consumir, em média, 534 calorias por dia, significa que você poderá oferecer no máximo até 53 calorias de frutas ou outras formas de petiscos, um ou outro, não os dois juntos. O indicado é dividir a quantidade máxima em duas partes durante o dia. “Se não ficarmos atentos a isso, o seu cão pode ficar acima do peso. Os tutores precisam ter essa consciência ao oferecerem frutas como fonte de petisco”, frisa a médica.
Segundo a nutróloga, o aumento de 1 quilo para um animal de 5 quilos, representa 20% de aumento no peso, que além de ser um percentual muito alto, irá também prejudicar a sua locomoção, sua saúde e o seu bem-estar. No caso dos cães de pequeno porte, pesando em média 2 quilos, o consumo diário é em torno de 150 a 160 calorias. “Se ele comer 100 gramas de banana, já estará consumindo 98 calorias e terá ultrapassado a metade das calorias diária permitida. Na maioria dos casos, não irá mais comer ração. E isso não pode! Além disso, muitos tutores acabam interpretando como se ele estivesse enjoado da ração!”
SAIBA QUANTAS CALORIAS TÊM EM CADA 100 GRAMAS DAS FRUTAS PERMITIDAS ABAIXO:
- Abacaxi – 50 kcal em cada 100g
- Banana prata – 98 kcal em cada 100g
- Maçã fuji – 56 kcal em cada 100g
- Melão – 29 kcal em cada 100g
- Manga – 72 kcal em cada 100g
- Mamão formosa – 45 kcal em cada 100g
- Mamão papaia – 40 kcal em cada 100g
AS FRUTAS NÃO PODEM SUBSTITUIR O ALIMENTO
Carina ressalta que as frutas não podem substituir a alimentação industrializada ou natural. Muitas vezes, os cães acabam preferindo comer só frutas, o que não supre a necessidade nutricional deles. “Os nutrientes que os pets necessitam devem vir do alimento e não dos petiscos! Temos que ter em mente que não podemos substituir as frutas pela ração para que não aconteçam os desbalanços nutricionais”, destaca a profissional.
É importante saber que as frutas permitidas são fontes de energia. “A maioria dos cães, hoje, principalmente, os de apartamentos são muito sedentários. E há casos que os tutores acabam oferecendo ração e também frutas em sua dieta, o que os levam ao sobrepeso”, observa. Por isso, uma avaliação nutricional por um profissional qualificado é imprescindível para evitar a obesidade ou outras enfermidades, além de acarretar em deficiências nutricionais por conta da falta de determinados nutrientes.
FRUTAS QUE NÃO DEVEMOS DAR AOS PETS:
- Tomate verde: possui tomatina, que pode levar a arritmias cardíacas, dificuldade de respirar, salivação abundante, diarreia e vômito. Quando o fruto amadurece essa substância se torna inerte, não trazendo mais riscos para a saúde do pet.
- Uvas em geral (uva-passa também) e carambola: possuem compostos que podem levar a falência renal.
- Sementes de maçã e pera: possuem cianeto, que é toxico para cães.
OUTROS ALIMENTOS PROIBIDOS:
- Macadâmia (oleaginosa): única castanha capaz de causar danos a cães e gatos.
- Beringela: contém grande concentração de solanina e pode acabar sendo prejudicial para alguns cães.
- Outros alimentos que devem ser evitados por prejudicar a saúde do seu pet: doces e alimentos açucarados, xilitol, bebida alcóolica, ossos de couro, groselha, páprica, cerejas, noz-moscada, açaí e a fruta da planta guaraná.
Ao servir o alimento para o seu cão, há opções de diversos jogos americanos que fazem sucesso dentro ou fora de casa. Além de você servir seu pet com muito amor e cuidado, ele passa a ter uma referência de que, ao colocar o jogo americano, é o momento de comer. Os jogos americanos da Pet Jr. são confeccionados artesanalmente, são dupla face, que permite utilizar ambos os lados e versões confeccionadas com tecido produzidos a partir de descartes têxteis e padronagens impressas com tintas à base d’água atóxicas, como na coleção Fundo do Mar.