Sabe aquele momento em que você olha para o chão, sofá, cadeiras, diversos outros espaços da casa e tudo o que vê são pelos do seu dog? O primeiro pensamento pode até ser “como eu vou limpar isso tudo?”, mas logo nos perguntamos “será que a queda de pelos dos cachorros é normal ou devo procurar ajuda?”. Bom, fomos à busca dessa orientação para vocês e descobrimos que a resposta é: depende da situação. Felizmente, na maioria das vezes, a gente consegue fazer essa distinção em casa mesmo.
Pelagem dos dogs
Antes de começarmos a falar sobre a queda de pelos dos cachorros, vamos entender um pouquinho sobre a pelagem dos doguinhos. Primeiro, é importante saber que existem quatro tipos de pelo: curto, longo, rente e solto. Além do comprimento, os pelos também são classificados pela espessura. Para ficar mais claro, vamos observar alguns exemplos. A raça Maltês tem pelos longos e finos, já os Buldogues Franceses misturam os comprimentos rente e curto, mas a espessura é grossa. Labradores têm pelos curtos de espessura intermediária e a raça São Bernardo mistura pelos longos e curtos, um truque para suportar o frio do seu local de origem.
De volta a queda de pelos dos cachorros
Pronto! Agora que já entendemos sobre os pelos, vamos falar sobre a queda. Quem nos ajuda a desenrolar essa dúvida é a vet Solange Aparecida da Silva dos Santos, que cuida dos pets na Clivet São Francisco. A Solange nos contou que é normal cachorros perderem pelos na troca das estações, de quentes para frias e vice-versa. Neste momento, eles preparam o próprio corpo para se adaptar ao clima. Essa queda natural é homogênea, ou seja, seu dog perde pelos por todo corpo de forma igual. Para tornar esse período mais tranquilo, a vet indicou fazer a escovação do pelo a cada 15 dias, mas, dependendo da raça, pode se escovar o cachorro até mais de uma vez por semana.
Quando eu preciso procurar o vet?
Se a queda de pelos do seu dog tiver características diferentes dessa queda natural, é importantíssimo visitar o veterinário. Um exemplo de quando a queda de pelos dos cachorros é anormal é quando ela acontece em uma região específica do corpo, deixando pontos com pele aparente, sem pelos. A vet Solange nos deu uma dica importante sobre os cuidados que os tutores devem ter, confere com a gente!
“Pergunte-se sempre: meu cão está se coçando demais? Têm pulgas ou carrapatos? Perdeu ou ganhou peso? Sua pele apresentou alguma mudança? Tem perda de pelos em apenas uma parte do seu corpo? O comportamento dele está igual ou mudou? Há casos que o animal se coça demais, a textura do seu pelo muda ou o mesmo fica mais oleoso, o que também merece atenção e cuidados médicos”.
As causas dessa queda de pelo não saudável são diversas, podem ter origem hormonal, alguma doença de pele (dermatite canina ou sarna), alergias (pólen, ervas, alimentos), micoses, comportamento obsessivo, presença de pulgas e carrapatos, ansiedade, estresse e, até mesmo, no uso incorreto de roupas (quando elas não são removidas e a pele não consegue respirar).
Por isso, quando a queda não for normal, não pense duas vezes: leve seu pet para a avaliação do veterinário, só ele poderá averiguar as motivações por trás da queda, indicar o tratamento necessário e devolver o bem-estar ao seu companheiro.
Dicas infalíveis!
Já que não há como evitar a queda, o melhor a fazer é se adaptar a ela, não é mesmo?! Pensando nisso, a PET Jr. desenvolveu a caminha Glow, de fácil limpeza e fundo com tecido impermeável impedindo a migração da umidade do chão e ajudando a evitar os fungos nos enchimentos. Além de ser prática e confortável, ela ainda é super estilosa, vibrando em cores vivas e brilhantes.
Como estamos falando em casa organizada, temos mais uma dica: nossos organizadores de brinquedos. Eles estão disponíveis em formato redondo e quadrado. Além de manter a casa em ordem, são pura fofura e funcionam, também, como item de decoração.