Todos os pets, assim como os humanos, ficam entediados quando não estão interagindo. A questão é que os humanos ainda conseguem interagir com música, comida, leitura, obras de arte, entre outras opções. Já os pets não. Eles precisam ser estimulados pelos seus tutores a interagirem por meio de brinquedos, passeio e atenção. Nesse último quesito, é questão do próprio dono ceder um tempo do seu dia para brincar, acariciar ou realizar uma atividade com o seu pet. Assim, ele se sente mais seguro e muito mais feliz.
O ambiente que o seu pet convive também deve ser enriquecido de interações. De acordo com a veterinária Mariana Brino Oliveira Marques, o cão, assim como os humanos, gosta de um ambiente em que possa aprender, gastar sua energia e se sentir acolhido. “Qualquer animal acumula energia e fica entediado, quando parado. Um animal que vive em um ambiente pouco enriquecido e sem carinho tende a apresentar transtornos de comportamento e reatividade”, explica a profissional.
“Qualquer animal acumula energia e fica entediado, quando parado. Um animal que vive em um ambiente pouco enriquecido e sem carinho tende a apresentar transtornos de comportamento e reatividade”
Por meio das atividades e brinquedos, o cão alivia o estresse, aumenta sua capacidade de aprendizado e fica entretido quando os tutores não estão em casa. Ocorre que muitos tutores pecam ao achar que o cão está sendo manhoso. “Faltam estímulos para ele interagir e esses estímulos só podem ser promovidos pelo tutor, que deve se conscientizar que o seu pet merece educação, alimentação, moradia e bem-estar”, destaca Mariana.
Promova brincadeiras
Entre as atividades, indicadas pela veterinária, estão a de promover brincadeiras dentro e fora de casa, a de comprar brinquedos para entreter o cão e estimulá-lo a brincar com eles, e a de passear pela rua. Os cães precisam ser cães, eles precisam ser estimulados a ter contato com outros animais e o mundo externo, eles precisam se exercitar, cheirar e farejar. Nesses momentos externos, a tutora pode levar consigo um Cata Caca para cachorro, afinal, recolher os dejetos do seu doguinho é super importante, ou ainda uma mini necessaire para guardar bolinhas, petiscos, etc. e ainda garante um passeio seguro e fashion.
Mariana cita ainda uma novidade no mercado como meio de entretenimento canino. “Hoje já tem disponível a DogTV, um canal de vídeos que produz estímulos sonoros e visuais aos animais. E uma ótima maneira de entretê-lo também”, pontua. A médica ainda salienta que alguns cães necessitam gastar mais energia que outros. “A questão racial é importante nesse ponto, pois antes de adotar um cão, procure saber sobre as necessidades da raça para poder oferecer aquilo que ele precisa para o seu bem-estar”, orienta.
Cuidados redobrados nos passeios externos
Outro ponto importante é tomar os devidos cuidados com o seu pet na hora de ir passear pela rua devido às condições climáticas. Segundo Mariana, algumas raças, como as braquicefálicas (Pug, Bulldog Francês, Boston Terrier, Pequinês, Bulldog Inglês, Shih Tzu, Dogue de Bordeaux e Boxer) são altamente sensíveis ao calor. “Por isso, não se deve passear com eles em horários em que o sol está a pino ou muito forte”, alerta a veterinária.
Em dias de chuva, sempre proteja o animal com uma roupinha adequada. Oferecemos um mix de capa de chuva para cachorros e capa de chuva com capuz para cachorro, que além de garantir a proteção do cão, ainda oferece estilo e tecidos de alta qualidade, impermeáveis e que atendem às necessidades de maleabilidade. Porém, antes de passear com o seu cão pelas ruas para gastar sua energia com corridas ou brincadeiras, a veterinária ressalta que a vacinação deve estar em dia, para protegê-los de doenças que possam prejudicar sua saúde.